desde
1964
Quem entra na Flexitex fica admirado com a dimensão dos teares circulares, gigantes, capazes de produzir milhares de metros de malha para colchão, com as mais variadas cores, designs e acabamentos.
Quem sente a suavidade, o toque, o cheiro da malha, poderá entrar na história da empresa, que remonta ao século passado.
Em 1964 António Leite de Castro – depois de vários anos a trabalhar nas têxtil do norte do país – viu em S.João da Madeira o lugar ideal para fundar a Flexitex. A indústria da colchoaria crescia e era necessário um fornecedor dedicado ao Tecido Jacquard, com gosto pela inovação e com rasgo tecnológico.
Desde cedo, a Flexitex foi uma das melhores e mais actualizadas empresas do sector, sendo pioneira no fabrico de tecidos e malhas cada vez mais inovadoras, exigentes em qualidade, e sofisticadas na sua conceção.
A aposta na tecnologia e inovação levou a que, desde 1970, a Flexitex conseguisse penetrar nos mercados internacionais. Desde então, a empresa exporta para a Europa, África e todo o continente Americano. Hoje a empresa exporta malhas e tecidos para mais de 20 países, vendo em cada país em objectivo alcançável.
A preocupação ambiental é antiga na Flexitex; desde cedo que houve cuidado no tratamento de resíduos. Com as preocupações ambientais dos consumidores, cresceu, de há tempos a esta parte, a necessidade de se fabricar tecido usando materiais reciclados.
Quem conheceu o Eng. António Leite de Castro, e de perto lidou com ele, sabe da sua vertente social e a proximidade que sempre teve com todos os trabalhadores da empresa. Exemplo disso é a placa que orgulhosamente está exibida na recepção da empresa, de comemoração dos 10 anos, em período tão conturbado da política portuguesa.
Espírito de camaradagem que o fundador passou às gerações seguintes e que, ainda hoje, é bem visível na preocupação constante com o bem-estar de todos, na formação profissional dos colaboradores, tendo contribuído decisivamente para o desenvolvimento de produtos qualidade e de um serviço de apoio e proximidade ao cliente.
A história da Flexitex começou a ser escrita em 1964 e todos os dias é acrescentada uma nova frase; com trabalho, dedicação e cooperação.
Na Flexitex olhamos o mundo de forma positiva, com esperança, fruto do trabalho. Cada tecido conta a história de muitas pessoas, como que se de uma família se tratasse. Por isso, todos os tecidos são especiais. Foi esse o legado que o Eng. Leite de Castro deixou; é esse legado que tento passar a todos os que tocam o nosso mundo.
Domingos Leite de Castro
A visão da Flexitex é ser reconhecida como sinónimo de qualidade, pelos produtos inovadores e por um serviço de apoio ao cliente de proximidade, no que toca ao fabrico dos tecidos e malhas para revestimento de colchões, tornando-se, assim, a referência a nível nacional deste setor e ter um lugar de destaque no panorama internacional.
Fornecer o mercado nacional e de exportação com tecidos e malhas para o revestimento de colchões, diferenciando-se da concorrência pela sua qualidade, inovação e grande capacidade de resposta às solicitações do mercado com flexibilidade, permitindo servir os atuais e potenciais clientes, é a nossa Missão.
Conhecimento – acreditamos que o conhecimento dos nossos colaboradores, o nosso know-how, é que nos possibilita transmitir confiança ao mercado. Por isso estimulamos o desenvolvimento e a formação pessoal.
Confiança – nos nossos colaboradores, nos nossos fornecedores, nos nossos clientes. Só assim se constroem laços que perduram no tempo.
A década de 70 do século XX marca a nossa primeira venda para o estrangeiro: França. Seguiu-se Angola. Desde então, a exportação é parte do caminho traçado pela Flexitex. Estamos na Europa, África, América, Ásia e Oceânia, em mais de 20 países. Nos países em que não temos presença direta, colaboramos com parceiros locais, para a entrega dos nossos tecidos.